
São muitas as novidades da primeira convocatória de Carlos Queiroz. E boas essas novidades, digo eu. Parece notória a intenção de, por um lado, dar continuidade ao trabalho de
Scolari mantendo as bases que levaram a selecção ao sucesso (parcial) nos últimos anos e, por outro lado, inovar e dar oportunidades sem olhar a nomes.
As primeiras
vítimas da
revolução de Queiroz foram
Petit,
Caneira,
Quaresma,
Postiga,
Miguel Veloso e
Ricardo.
No caso de
Caneira acho a escolha discutível - digo eu que sou apreciador das suas qualidades - embora me pareça que os que foram chamados justificam a escolha.
Já os outros...
Petit deixou no ar a hipótese de abandonar. Queiroz, sem saber o que esperar do jogador do FC
Köln, preferiu apostar em
Manuel Fernandes. Uma escolha para o futuro que eu aplaudo. Podia ter sido
Miguel Veloso, jogador que não aprecio - ainda bem que não foi!
Antunes é outra das novidades nas escolhas, de onde andava ausente há já algum tempo. O novo lateral do
Lecce é, à semelhança de
Fernandes, aposta para o futuro, em detrimento de
Jorge Ribeiro. Uma escolha num jogador jovem, com potencial e que faz a posição de raiz (algo que escasseia) que mais uma vez aplaudo.
Postiga é outro dos que não parecem reunir as qualidades suficientes para agradar a Queiroz, tendo este preferido chamar apenas 2 avançados. No entanto, como a escolha não é muita, mais tarde ou mais cedo o seleccionador deverá ter que recorrer aos seus serviços. A posição de ponta-de-lança é um dos grandes problemas da equipa e, ao mesmo tempo, um dos grandes desafios e que se põe ao novo seleccionador que se espera que este seja capaz de resolver.
Já a baliza parece ter mudado de dono.
Ricardo foi afastado e
Quim parece ser o mais provável sucessor.
Daniel Fernandes e
Eduardo são as segundas escolhas, tendo aqui a oportunidade que já há algum tempo reivindicavam e mereciam.
Também
Quaresma, vítima da
novela que protagoniza, ficou de fora, mas é expectável que regresse. No entanto
Danny e
Duda prometem luta à altura. No caso do ex-Sportig e Marítimo a convocatória é uma estreia, algo que o extremo já fazia há muito tempo por merecer no campeonato russo. Espero que continue a fazer parte das contas por muito tempo.
Por fim, também
Carlos Martins entra nos eleitos super-motivado que parece com o novo projecto do Benfica e onde tem lugar de destaque. Merece.
Nota positiva para as primeiras escolhas de Queiroz. aqui estão as suas primeiras escolhas:
Guarda-redes: Quim (Benfica), Eduardo (Sporting Braga) e Daniel Fernandes (Bochum, Ale).
Defesas: Bosingwa (Chelsea, Ing), Miguel (Valencia, Esp), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Galatasaray, Tur), Pepe (Real Madrid, Esp) e Antunes (Lecce, Ita).
Médios: Deco (Chelsea, Ing), Raul Meireles (FC Porto), Duda (Málaga, Esp), Carlos Martins (Benfica), João Moutinho (Sporting) e Manuel Fernandes (Valência, Esp).
Avançados: Simão (Atlético Madrid, Esp), Danny (Dinamo de Moscovo, Rus), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale)